Revista Statto

ATENÇÃO PARA O PLANETA

13/09/2018 às 11h50

As pessoas têm hoje um olho atento para fazer sugestões e apontar soluções para todo tipo de problema. Mas, quando uma mudança pessoal aparece diante de nós, é impressionante como existe resistência.

A cada dia que passa buscamos mudar nossos hábitos, seja para cuidar, do corpo, da nossa casa do meio em que vivemos, podemos perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta. E é justamente pensando em espalhar esses aprendizados que se torna importantíssima a discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Quanto mais cedo o tema for abordado com nossos filhos, amigos e parentes, maiores serão as chances de despertar a consciência pela preservação do planeta e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras, sobre o uso sustentável dos recursos naturais, através de nossas próprias ações.

Parte importante do ensinamento de meio ambiente e sustentabilidade começa em casa, com a ajuda dos pais e amigos, sobre temas como reciclagem, descarte consciente do lixo, alimentos para doação e compostagem, bem como distinção correta de produtos que não usamos mais, enfim, são algumas iniciativas que podem ajudar a construir um melhor entendimento sobre questões ambientais.

Não desperdice água

Com a crescente falta de chuva, muitas queimadas, bem como a crise hídrica que atingiu parte da população brasileira, pensa-se duas, três vezes antes de ligar a torneira, visto que por muito tempo as pessoas viam a água como um recurso que não teria fim, porém, esse hábito deve seguir assim, com ou sem crise de água.

Separem o lixo

O ideal é ter em casa lixeirinhas para cada tipo de resíduo, se não for possível, deixe, pelo menos, duas opções para separação (uma para os materiais orgânicos e outra para os recicláveis), com o tempo, esse hábito vai se tornar numa atividade mecânica e prazerosa.

Economize energia

Se não tiver necessidade de a luz estar acesa deixe o interruptor no modo “off”, ligue e desligue a iluminação ao entrar e sair dos ambientes, de preferência para luz natural, sempre. Assim, todos vão se acostumando a utilizar moderadamente os recursos naturais que estão disponíveis. Esse tipo de hábito é essencial para um dia a dia mais sustentável de toda a família.

Faça doações

Doe a alguém que necessite objetos que podem ser usados ou “remodelados”, descarte tudo o que, na sua concepção, não presta mais, sendo importante frisar sempre que, ao doar algo para alguém que precise, além de ajudarmos o planeta, estamos ajudando as pessoas que vivem nele, espalhando o amor e fazendo o bem.

Compartilhe!