Revista Statto

TAA – TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

29/06/2020 às 08h52

Muitas pessoas que conhecemos tem um animal de estimação em casa. Geralmente os animalzinhos entram na nossa casa, por desejo dos nossos filhos pequenos. Outros muitas vezes entram, por estarem abandonados…. Quando criança, lembro que adotamos um gatinho filhote, e desde então nunca saiu (até falecer). Esse filhote estava abandonado, perdido, e não teve outra alternativa que: ficar com o gatinho. Papai na época deixou. E nesta mesma época tínhamos um cachorrinho também, ambos cresceram juntos, tornaram-se amiguinhos, ao ponto de dormirem juntos na mesma casinha. Esta foto ao lado, é a Pantera, minha cachorra atual com 2 anos de idade, minha companheira. rsrs

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um método de terapia eficaz para muitas pessoas, portadores de necessidades fisicas, especiais e transtornos mentais. é uma prática realizada por profissionais da área de saúde, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes (DOTTI, 2005; MORALES, 2005).

QUAIS ANIMAIS?

Por ser fácil adestramento, maior aceitação por grande parte das pessoas, os cães são os animais mais utilizados nas praticas do TAA. (MORALES, 2005). Os cavalos são bastante utilizados nas terapias com pessoas com problemas de desenvolvimento, posturas, ortopédicas, desordens neurológicas e comprometimento mentais.

INDICAÇÃO

Além dos problemas de desenvolvimento citados anteriormente, a indicação é que pessoas com distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia e psicoses; comprometimentos emocionais, deficiências visual e/ou auditiva, distúrbio de atenção, de aprendizagem, de percepção, de comunicação e de linguagem, de hiperatividade, além de problemas como insônia e estresse (DOTTI, 2005). O trabalho exige uma equipe multidisciplinar, composta por médicos veterinários, psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, capacitados para escolher o método adequado, acompanhar as atividades e o bem-estar dos animais e dos pacientes (SAN JOAQUÍN, 2002).

BENEFÍCIOS

Durante a TAA há produção e liberação do hormônio endorfina no corpo do paciente, o que resulta sensação de bem-estar e relaxamento, assim como diminuição na pressão arterial e no nível do hormônio cortisol (DOTTI, 2005). Os benefícios nos pacientes podem ser físicos e mentais, pela inibição da dor e estímulo à memória, assim como sociais, pela oportunidade de comunicação, sensação de segurança, socialização, motivação, aprendizagem e confiança, além de diminuir a solidão e a ansiedade; recuperar a autoestima, desenvolver sentimentos de compaixão e estimular a prática de exercícios (SAN JOAQUÍN, 2002; MORALES, 2005).

SAN JOAQUÍN, M.P.Z. Terapia asistida por animales de compañía. Bienestar para el ser humano. Temas de Hoy, p.143-149, 2002.

MORALES, L.J. Visita terapéutica de mascotas em hospitales. Revista Chilena Infectología, v.22, n.3, p.257-263, 2005.

PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/57020/terapia-assistida-por-animais-beneficios-e-responsabilidades#ixzz47cLYm0SI

Compartilhe!