Revista Statto

ECONOMIA DE ÁGUA

27/11/2019 às 17h15

Especialistas apontam que a quantidade ideal de água potável para o bem-estar e higiene de uma pessoa é de 50 Litros por dia. No entanto, consumimos 187 Litros. É possível e preciso modificar a rotina em prol de um consumo consciente da água. Confira as dicas para adotar agora!

CHUVEIRO E PIA

Fechar a torneira faz a grande diferença, além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. Assim, o consumo cai de uma média de 180 litros para 48 litros a cada banho. O mesmo princípio vai para quem faz isso durante a escovação, ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos.

LIMPE ANTES DE LAVAR

Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada.

DESCARGA

Você sabia que regular a válvula da descarga é uma excelente estratégia de economia da água? Outra informação é que a caixa acoplada também é mais econômica. A diferença de consumo pode chegar a 27 litros por descarga. Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

LAVANDERIA

Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez. Se for lavar na pia, feche a torneira enquanto ensaboa ou esfrega as roupas. Deixe as peças de molho para a sujeira mais pesada e reutilize a água para lavar o quintal ou calçadas.

TROQUE A MANGUEIRA

 

Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador. E, se o assunto for irrigação de plantas, opte pelo regador. Uma mangueira aberta por 30 minutos significa que 560 litros de água estão indo pelo ralo. Sempre que possível, reutilize a água da chuva ou do aquário.

ATENÇÃO AOS VAZAMENTOS

Fique atento aos vazamentos. Se a torneira continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras. Uma torneira mal fechada pode desperdiçar em torno de 46 Litros de água por dia. Se o vazamento é um filete de água equivalente a um milímetro, o desperdício chega a 2.068 Litros em um dia. Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

PESQUISE OS SISTEMAS DE REUTILIZAÇÃO

Os sistemas de reuso profissionais são caros, mas um investimento que, em longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta. Para uma casa de 200 m², o sistema custa em média entre R$ 5 mil e R$ 15 mil que podem ser pagos em até quatro anos. Ele redireciona a água do chuveiro, máquina de lavar e pia usadas para outros usos.

Compartilhe!