Revista Statto

ENTREVISTA COM A PUBLICITÁRIA ANDREA DOTTO

11/10/2020 às 17h54

Devido a pandemia do coronavírus diversos segmentos do mercado foram afetados. Muitos empreendimentos fecharam suas portas ou optaram por reestruturar seu modelo de negócio para salvar as finanças da empresa.

Nesse sentido, as agências de Publicidade (ligadas a tudo que envolve a comunicação das empresas) também tiveram de adaptar-se a este período, criando formas para seguirem atuantes e fazerem com que seus clientes permaneçam em destaque mesmo com receita temporariamente reduzida.

Conversamos com a publicitária Andréa Dotto, que está no mercado da comunicação em Santa Maria há mais de 25 anos, proprietária da Agência Due Propaganda. Falamos sobre a retomada da economia no pós-pandemia, desafios frente as novas formas de consumo da publicidade e um pouco do perfil dos novos empreendedores, confira!

Sua Formação?
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – UFSM
MBA em Marketing – Fundação Getúlio Vargas

Como foi o início de sua carreira e como surgiu a ideia de criar a agência Due Propaganda?

Ainda cursando a Faculdade comecei a estagiar em uma agência de Santa Maria e depois fiquei alguns anos trabalhando na mesma empresa. Após perceber que não tinha mais possibilidade de crescimento naquele local, decidi, junto com minha sócia na época, a abrir a Due (por isso do nome, due = dois em italiano). Depois de um tempo minha sócia foi embora de Santa Maria e eu assumi a administração da agência sozinha. A Due completou 21 anos em fevereiro deste ano.

Fale um pouco sobre o trabalho realizado na sua agência?

Somos uma agência em constante evolução. Esses 21 anos nos ensinaram muito, principalmente sobre manter valores, manter bons relacionamentos, ser comprometido com o projeto do cliente e principalmente com as pessoas que estão conosco. Muitos profissionais que hoje atuam no mercado com excelência passaram por aqui e isso me orgulha muito. Tenho e tive ótimas parcerias de trabalho na agência, isso é o mais importante, as pessoas.
O trabalho da agência, em função de termos passado por vários períodos e processos de evolução do mercado, nos permite oferecer desde a criação de nome, marca, material off-line passando por todo o trabalho de divulgação online (como criação de sites, e-commerce e gerenciamento de mídias sociais).

Que campanha publicitária marcou a sua vida? E qual foi seu maior desafio na vida profissional até agora?

Muitas campanhas marcaram a minha vida profissional, não posso escolher uma, pois cada uma delas me ensinou uma coisa diferente e aprender é sempre o melhor desafio. E por falar em desafio, o maior deles é estar sempre atualizado, sempre buscando novas alternativas, novos aprendizados, conseguir enxergar bem a frente do que está ao alcance dos nossos olhos, querer saber onde vai estar quando as coisas mudarem e principalmente como quer estar. Minha formação não é na área administrativa, tive que aprender com o passar dos anos e com os ótimos clientes que tive e tenho, quando pensamos em nós conseguimos ser melhores para os outros.

Considerando as mudanças trazidas pela pandemia na comunicação das empresas, qual delas você acredita que tenha sido mais forte para os empreendedores?

O processo de mudança já estava acontecendo, a Pandemia somente acelerou este processo. Para algumas empresas e empreendedores o impacto foi muito forte, para outros nem tanto. Cada negócio tem sua particularidade, muitos cresceram na pandemia e outros suprimiram. Se reinventar foi a única alternativa para muitos, correr para a internet, acelerar processo de loja online, reorganizar as finanças, rever valores e buscar as melhores alternativas e nelas se aperfeiçoar.

Que conselhos você daria aos empresários e empreendedores que estão se recolocando, recomeçando e querem dar visibilidade ao seu negócio?

Busquem através do conhecimento, as alternativas disponíveis para o seu negócio, se reinvente, estabeleça seus valores, acredite que pode e vai dar certo. Veja qual seu maior desafio e busque ajuda. Se não conseguir realizar sozinho esta nova etapa, contrate profissionais comprometidos: da área financeira, da área estratégica, do design, da comunicação e outros que possam te ajudar. Temos excelentes profissionais no mercado e com certeza algum deles vai ser bom para você.

Considerando os desafios impostos pela pandemia nos negócios. Como a sua agência se reinventou?

O MBA que fiz na FGV fez com que tivesse acesso a ótimos professores e consequentemente isso fez com que seguisse as pessoas certas e com boas informações nas redes sociais. Desde janeiro já sabia o que estava se desenhando no mundo e o que viria a acontecer no Brasil, pois um dos meus professores que sempre está muito a frente com as informações estava avisando. Em março, quando começou o lockdown, somente eu fiquei indo no escritório, que é do lado da minha casa, os outros ficaram em home office. Isso se estendeu por 30 dias e após conversarmos, decidimos manter o home office, pois estava dando muito certo. Claro que essa decisão foi um desafio maior e não foi de uma hora para outra, estava sendo planejada há bem mais tempo. Para me aperfeiçoar e melhorar uma parte que considerava deficiente investi em uma mentoria online com uma das melhores especialistas na área de reorganização financeira (busquei ajuda de quem era especialista) para tomar a decisão certa. Logo percebi que isso era tendência e nos mexemos rápido, busquei mais duas mentorias, uma na área de comunicação e valores e outra mentoria ainda mais especializada na área de internet, para aperfeiçoar nossos conhecimentos e melhorar ainda mais nossa performance (novamente busquei ajuda de quem era especialista). Com as informações que precisava e baseada nos valores que temos na empresa, mudamos nossas perspectivas e estamos muito melhor que antes, além de melhor preparados, estamos felizes de poder nos cuidar em casa e estar oferecendo um serviço de qualidade e comprometido com nossos clientes.

Falando sobre tendências, o que você aposta que será de grande valor na comunicação das empresas pós pandemia?

O grande valor é você ser quem você é, de uma forma que o seu cliente reconheça e se identifique com a sua marca. Seus valores devem ser claros e sua forma de trabalhar também. A transparência que sempre tivemos com nossos clientes e o comprometimento não mudaram em nada, só se estabeleceram parcerias ainda mais fortes. Acredito que se você sabe o que faz e principalmente faz com profissionalismo e com pessoas que te acompanham e também gostam do que fazem, o sucesso é garantido. Não tenha medo de errar e nem de arriscar, é nessa hora que aprendemos muito mais. Todo dia é um novo desafio e é maravilhoso poder vencer, se não for hoje, será amanhã, mas é certo que tudo que é feito com verdade, vence.

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