Revista Statto

ELEIÇÕES E MEIO AMBIENTE: O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA?

13/11/2020 às 09h50

Qual é a primeira imagem que se forma em sua mente quando a palavra meio ambiente surge? Talvez a floresta amazônica? Ou a Mata Atlântica? Um mico leão-dourado? Se for uma dessas opções, você bem provavelmente faz parte daquele grupo de pessoas que costuma associar meio ambiente a paisagens naturais e aos animais que nelas habitam, em um lugar distante daquele em que vive, ou seja, não faz relação direta do conceito com a sua própria vida.

No entanto, é cada vez maior o número de pessoas que entende esse conceito como ele realmente deve se apresentar: o conjunto de condições e influências que afetam a existência de todos os seres vivos, bem como seu desenvolvimento e bem-estar. Ou seja, não se trata de um lugar no espaço, mas sim da infraestrutura da nossa vida em nosso ambiente urbano, inclusive.

Por que falar sobre isso, afinal? Porque estamos em época de eleições e, assim, gostaria muito de sugerir a vocês que avaliem as propostas de seus candidatos usando como um dos critérios de escolha aquele que identifica a posição do seu eleito nessa área. De que forma ele situa a importância do saneamento básico e do tratamento da água, por exemplo? Esses recursos são fundamentais para o desenvolvimento do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos de uma cidade, como bem sabem.

Todos nós temos a responsabilidade de zelar pelo meio ambiente, entendendo que esse cuidado é conosco, com nossos familiares, amigos e demais seres vivos, além do ambiente onde todos vivem. Compreendendo essa relação, vemos que se alguma das suas partes é prejudicada, nós também somos. Um exemplo triste é morte de milhares de pessoas em razão da falta de água tratada e poluição do ar. Aliás, não foi à toa que a Organização das Nações Unidas, a ONU, lançou uma campanha para alertar sobre os malefícios da poluição do ar no ano passado.

Talvez a grande reflexão dos tempos que vivemos, diante inclusive de uma pandemia, seja justamente discutir aquilo que é comum entre nós. O ambiente em que estamos e do qual dependemos, sem dúvida, se encaixa aí. Portanto, estamos diante de uma oportunidade incrível de mudança, em que podemos considerar uma nova postura e uma nova atitude para o que queremos para nós e para o lugar em que vivemos. O seu voto tem esse poder.

Portanto, pense em você, nas pessoas que estão ao seu redor e no seu ambiente em que vive quando escolher seu candidato.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Maria Carolina Ramos

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda