Revista Statto

TREINAMENTO FUNCIONAL X REABILITAÇÃO FÍSICA

13/11/2020 às 13h40

Como o Treinamento Funcional contribui para a Reabilitação?

Vejam alguns benefícios:

-Resistência Muscular localizada

-Resistência Cardiovascular

-Flexibilidade

-Equilíbrio

-Estabilidade

-Coordenação Motora

Na busca de reabilitação física, podemos constatar a grande procura pelo Treinamento Funcional, que a cada dia nos traz mais resultados positivos, tendo somente a continuidade do mesmo perante a realização de uma avaliação funcional prévia.

O ponto forte do Treinamento Funcional é no trabalho global, o que não quer dizer que exercícios isolados são proibidos. Tudo depende da avaliação que o profissional fez do aluno e de suas necessidades, ele nos traz todas as características necessárias para um programa de prevenção e tratamento. Os exercícios possuem grande foco no Core, assim como o Pilates. Dessa forma o corpo mantém-se estabilizado e com uma ótima base.

Além do Treinamento auxiliar na reabilitação física do indivíduo, este método está sendo o mais utilizado para a manutenção da saúde, da estética e do desempenho esportivo, de um corpo mais modelado, definido, em programa de prevenção e/ou tratamento de lesões, reduzindo dores musculares, melhorando o equilíbrio, e aumentando a potência muscular.

O profissional deve ter em mente que a reabilitação não é apenas um processo no qual se deve saber o que fazer, mas a necessidade também de muita cautela e compreender o que não pode ser feito para que não haja agravamento da condição física do aluno, as sessões de treinamento devem ser em quantidade suficiente para que o corpo se exercite, mas sem levar à fadiga.

O principal objetivo do treinamento funcional é promover um resgate da aptidão pessoal do Indivíduo, melhora da qualidade de vida utilizando-se de um planejamento individualizado e personalizado, motivando e auxiliando no desempenho, o programa propõe utilizar-se de todas as capacidades físicas do indivíduo e aprimorá-las, ter uma vida de dores e limitações não é mais necessário, você pode ter qualidade de vida garantida e obtendo sua recuperação.

Compartilhe!