Revista Statto

FOCO E DISCIPLINA PARA QUEM QUER COMEÇAR A EMPREENDER

10/02/2021 às 10h35

Muitas pessoas desejam empreender, mas nem todas têm coragem de encarar um negócio por conta dos enormes desafios.

Há quem ainda prefira contar com a “segurança” de um salário mensal ou ainda a estabilidade de um concurso público. Todos os lados estão certos já que nem todo mundo tem vontade em empreender e vice-versa.

Por que começar a empreender?

As pessoas empreendem por diversos motivos. Um deles é porque “não quero mais ter chefe”. Ok. Vamos lá. É importante se questionar sempre se está preparada para se TORNAR a chefe/líder. As responsabilidades que antes eram limitadas, agora serão maiores. Antes de assumir a liderança da própria empresa é importante assumir a liderança da própria vida.

A flexibilidade de tempo é um dos motivos bem desejados, principalmente, pelas mães que podem acompanhar mais de perto o desenvolvimento de seus filhos, porém, é preciso tomar muito cuidado com esse motivo já que se a pessoa não souber gerenciar adequadamente o tempo, vai impactar negativamente no negócio. Então, quer dizer que se não souber administrar bem o tempo não pode empreender? Claro que pode. Tudo se aprende. Só é preciso cuidar para não se render a vontade de nada fazer na maior parte do tempo.

Vou empreender para ficar rica” – muita calma nesta hora. É muito temeroso escolher algo só porque é bem rentável. Há grandes chances da pessoa pode não se identificar com o passar do tempo e se sentir desestimulada ou sufocada. Desta forma, os resultados não serão os melhores. Portanto, escolha algo que você faria em qualquer horário e até de graça para alguém. Lembre-se sempre: dinheiro é consequência de um trabalho bem feito

É importante salientar que é necessário se jogar de cabeça no negócio, ou seja, a futura empreendedora não deve ter um plano B que é mudar para outro negócio depois de um mês, voltar para o mercado de trabalho ou prestar um concurso se a empresa não der certo. Isso vai fazer com que você desista no primeiro grande obstáculo.

Entender que aquilo é seu negócio e se reconhecer como empreendedora é vital para a existência da empresa.

Montar um negócio do absoluto zero e fazer com que dê certo enquanto a empresa está engatinhando, requer muito foco, disciplina, muitas horas trabalhadas –  dedicação integral (inclusive finais de semana e feriados, se for o caso). Por isso, comece consciente de que realmente é isso que quer fazer. Estude o mercado que deseja e, então, inicie.

Uma geração que tem grande facilidade com o empreendedorismo é a Z que são os nascidos entre 1995 e 2012. De acordo a pesquisa GEM Brasil 2018 (Global Entrepreneur Monitor), entre 2013 e 2018 a participação dos empreendedores nas faixas de 18 a 24 anos aumentou em aproximadamente 5%.

Graças a essa independência e vontade de querer mudar mundo, 22,2% dos jovens nesta idade têm seu próprio negócio, ou seja, são empreendedores iniciais.

Nascidos na era da tecnologia em pleno vapor e conhecidos como nativos digitais, antes de aprenderem a andar, falar ou irem para escola, já tinha contato com um celular – uma tela onde poderiam deslizar seus dedinhos.

Eles aprendem rapidamente e qualquer desafio é resolvido com um clique. Se têm uma dúvida? O Google responde. É a geração que teve coragem para gravar vídeos e colocar no Youtube, por isso, podem se dar muito bem com o empreendedorismo digital.

Algumas escolas particulares também têm contribuído bastante ao incluírem na grade a disciplina de empreendedorismo, com isso, os alunos conseguem desenvolver melhor suas habilidades.

São considerados jovens multitarefas e isso significa que foco e concentração são baixos o que pode não ser bom para a empresa. Aí é preciso atenção redobrada para não se perder no meio do caminho.

Se você deseja empreender, saiba o que realmente quer fazer, estude, planeje, tenha foco e disciplina para que a empresa possa crescer cada vez mais. Boa sorte!

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Bianca Stievano

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda