Revista Statto

Nutrientes x calorias

18/12/2018 às 01h19

Com o advento das mídias sociais endeusando mulheres de corpos extremamente magros, perfeitos e malhados tornou-se corriqueiro, comum e em larga escala, a propaganda de produtos alimentícios com “ingredientes naturais” e produtos “zero, light, diet”.

Precisamos entender de uma vez por todas é que, mais importante que as calorias que consumimos, é a QUALIDADE das nossas escolhas, não estou dizendo que não sejam significativas, elas só não são mais relevantes no hábito alimentar equilibrado.

Temos que considerar, se os produtos que consumimos estão na época real deles, composição de fitoquímicos, vitaminas, minerais, etc. e qual o impacto deste alimento no nosso corpo após sua ingestão.

Vamos ao exemplo, se fizermos apenas a contagem de calorias e formos escolher entre uma porção de batata-doce ou de macarrão mesmo o integral, sendo exatamente a mesma quantidade, as calorias da batata serão significativamente maiores.

Importante saber como nosso corpo recebe este alimento, pois, a ingestão desses alterará de forma maior e mais rápida um hormônio chamado “insulina”, (é a síntese de ácidos graxos e triglicerídeos, que serão armazenados no fígado e tecido adiposo).

Isto serve para a maioria dos alimentos que tem estes apelos de serem mais “fit”, porque se pensarmos que ALIMENTO de verdade não tem rótulo e nem precisa de propaganda para ser vendido já conseguimos entender um pouco melhor e a selecionar de forma que melhor nos beneficie.

Caso você seja um diabético, hipertenso, ou portador de alguma doença autoimune, ainda assim lhe garanto, não consumam estes alimentos, aprendam a fazer escolhas adequadas, façam boas combinações, sintam o gosto natural dos alimentos (não consumam adoçante), tenham equilíbrio.

Qualidade geralmente será soberana à quantidade. Aprenda a ler rótulos e ingredientes, não só a informação nutricional. E se não souber, pergunte ao profissional mais adequado a isso, consulte e tenha seu nutricionista.

Compartilhe!
Graziella Albuquerque

Por

@nutrigrazielaalbuquerque Nutricionista Clínica. CRN2/6517. Santa Maria/RS