Revista Statto

A tecnologia no meio empreendedor

26/10/2018 às 16h14

Os meios eletrônicos operam uma verdadeira revolução na história da comunicação e do desenvolvimento econômico, determinando alterações no âmbito da informação, que passou a ocupar um novo espaço no setor econômico. Ocorre que este novo contexto determina a necessidade de atualização e evolução da sociedade, em especial no meio empresarial, de forma a encontrar instrumentos eficazes para a resolução das questões advindas de cada nova situação emergente.

A ascensão no uso da tecnologia é considerada um fator de desenvolvimento das nações. Dada a conexão entre a tecnologia e o crescimento econômico, verifica-se a necessidade da existência de uma visão parcial da tendência presente ou futura relacionadas à utilização da tecnologia no empreendedorismo.

Atualmente não existe espaço para reflexões sobre a importância da informática na vida cotidiana, pois é inquestionável o fato do seu uso. Devem ser considerados também os reflexos econômicos decorrentes do atual contexto, no qual a informática ocupa papel de destaque, o que fez surgir um novo modelo de desenvolvimento empreendedor, este relacionado ao surgimento e aprimoramento das startups.

Nesse contexto, as startups são formadas por um conjunto de pessoas que possuem uma ideia inovadora, a qual tem aplicação tecnológica. A estrutura da startup envolve um modelo de negócios, o qual tem em vista a geração de lucro para empreendimento, ou seja, o passo inicial do empreendedor que possui uma ideia inovadora é encontrar a forma através da qual será trabalhada e transformada em dinheiro.

A realidade do empreendedorismo na atualidade está inserida, na maioria das vezes, em espaços destinados para a inovação, o fortalecimento e o amadurecimento dos negócios – espaços esses localizados em Ambientes de Inovação, Incubadoras Tecnológicas, Parques Tecnológicos.

Independentemente da localização das startups, um fator que merece atenção envolve a preocupação que o empreendedor deve ter em proteger sua ideia, elaborar contratos que protejam seu negócio e, sobretudo, atender às regras de proteção dos consumidores, pois para um empreendimento ter sucesso, o consumidor constitui um dos elementos essenciais no ecossistema do empreendedorismo.

Ademais, não se pode restringir o uso da informática apenas aos contextos econômicos, pois sua utilização atual envolve toda uma rede de relacionamentos, que abrangem aspectos culturais e sociais em grande escala. Outro fator relativo ao contexto atual que merece referência, diz respeito ao aceleramento de todo o meio social em razão da inserção da informática na vida cotidiana.

Compartilhe!
Carina Alvez

Por

@carinaalvezSanta Maria/RS