Revista Statto

CHÁ DE QUEBRA PEDRA

14/01/2019 às 13h54

CHÁ DE QUEBRA PEDRA
O chá de quebra pedra, tão conhecido por ajudar quem sofre de cálculo renal, também atua no controle da pressão alta, problemas no trato digestivo, inchaço são tratados com esse poderoso chá.
Um recente estudo comprovou que a utilização da planta promove um relaxamento dos ureteres – tubos que conduzem a urina até a bexiga – que, aliado a uma ação analgésica, facilita a descida dos cálculos, geralmente sem dor e sem sangramento, sendo também um aliado na eliminação do ácido úrico, substância que, em excesso no corpo, contribui para a formação das calcificações.
Outro benefício deste chá, é seu efeito diurético, reduzindo os inchaços vindos da retenção de líquidos no organismo, consequentemente, contribui para o emagrecimento, aliado à prática de exercícios físicos e a mudança na alimentação.
O chá de quebra-pedra ainda pode ser um amigo e tanto do trato digestivo, pois ajuda a criar um ambiente benéfico para a proliferação das bactérias do bem no intestino, o que pode contribuir com o fim de alguns distúrbios, como: infecções intestinais; gases e dores no estômago.
Além dos benéficos acima, esse chá libera grande quantidade de bioflavonoides, substâncias antioxidantes, que auxiliam na eliminação dos radicais livres, que, em excesso no corpo podem causar problemas, como o envelhecimento precoce e a baixa do sistema imunológico.
Ajuda ainda no controle da hipertensão, isso porque o chá é rico em uma substância chamada geranina, que consegue reduzir a elevação da pressão arterial no organismo.

COMO FAZER
Use 1 litro de água e 5 colheres de sopa das folhas secas. Coloque-as na água e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansar por cerca de dez minutos.
Já para a erva fresca, basta ferver a água, desligar o fogo e só então colocar 1 colher de sopa das folhas. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos antes de tomar.
O recomendado são 03 xícaras do chá de quebra-pedra ao longo do dia, pois tomar a bebida por mais de uma semana, pois pode ser prejudicial para o fígado.
Gestantes não podem ingerir o chá de quebra-pedra, pois ele pode ter efeito abortivo. Já as mulheres em período de amamentação, idosos e pessoas com a imunidade baixa, o indicado é procurar um nutricionista para avaliar se a erva pode ser consumida, ou não.

Compartilhe!